CEC
Centro de Excelência Cardiovascular

Dúvidas

O que são varizes de membros inferiores?

São veias localizadas no tecido subcutâneo que se tornaram dilatadas, tortuosas e alongadas, as quais apresentam alteração funcional, que é de levar o sangue de volta ao coração e pulmão. As veias quando estão insuficientes (varizes), causam sintomas indesejáveis, principalmente peso e cansaço nas pernas.

 


Usar salto alto leva ao aparecimento de varizes ou a piora delas?

O salto alto limita a movimentação da panturrilha prejudicando a circulação do sangue venoso das pernas, porém não o 'suficiente' para causar ou piorar as varizes.

 


Depilação pode causar varizes?

Não existe nenhuma correlação fisiológica estabelecida entre depilação e a formação de varizes.

 


Quem tem familiares com varizes possui maior chance de desenvolver a doença?

Sim. As varizes possuem uma relação importante com a história familiar, pois a hereditariedade (fator genético) corresponde a um dos principais fatores na formação da doença.

 


Microvasinhos, se não tratados, podem virar varizes?

Não. Estes são estruturas anatômicas diferentes. Os 'vasinhos' estão na epiderme e apresentam coloração avermelhada ou arroxeada, já as varizes estão abaixo da pele e são esverdeadas.

 


Ouvi dizer que não adianta operar as varizes porque elas voltam. É verdade?

Não é verdade. A cirurgia para correção de varizes levará a uma melhora em todos os casos, independente da técnica cirúrgica, pois só assim você estará realmente realizando um tratamento efetivo da doença. É verdade que podem surgir varizes após uma cirurgia, mas estas são veias que antes estavam sadias e que depois se transformaram em varizes, quando então dizemos ter havido uma evolução da doença. Por isso ressalto a importância de um acompanhamento médico constante.

 


Varizes têm cura?

Varizes é uma doença com grande relação genética e de evolução crônica, sendo assim NÃO existe cura definitiva. Quanto mais precocemente realizar o tratamento, ou seja, em sua fase inicial, maiores são as chances de se controlar e prevenir a evolução da doença.

 


Remédios são eficazes no tratamento das varizes?

O uso de medicação via oral ou de pomadas não curam as varizes já desenvolvidas. Varizes constituem um problema mecânico (lesão valvular das veias) e ainda não foi descoberta nenhuma medicação capaz de corrigir o mal funcionamento das válvulas nem tampouco a dilatação das veias. O medicamento tem seu papel no tratamento das varizes tratando apenas os sintomas, não impedindo a progressão da doença. Então o paciente deve ser avaliado por um médico capaz de indicar a medicação adequada para cada caso.

 


Existem varizes não visíveis?

Não. As varizes são superficiais, estando localizadas no tecido subcutâneo (camada de gordura sob a pele) ou intradérmica, por isso sempre são visíveis e palpáveis na grande maioria das vezes.

 


Quem tem a circulação venosa mais visível nas pernas, apresenta maior chance de formação de varizes?

Não. O que existe são pessoas que podem ter as veias mais visíveis e salientes por apresentarem pele muito clara ou por serem muito magras e/ou musculosas. Isso não tem correlação com maior predisposição ao desenvolvimento da doença varicosa.

 


Quais são as complicações das varizes?

Quando não tratadas, as varizes podem progredir e desenvolver complicações severas, entre elas: hiperpigmentação da pele, eczema venoso (o qual geralmente se inicia com coceira), processos inflamatórios crônicos do tecido subcutâneo (tecido gorduroso), 'celulite' tornando com isso a pele mais fina e sensível evoluindo para microulcerações que facilitam a entrada de bactérias causadoras de processos infecciosos recorrentes (erisipela), podendo então evoluir para linfedema (inchaço tipo 'pata de elefante'). Também pode ocorrer sangramento (varicorragia - hemorragia proveniente de varizes), tromboflebite, trombose venosa profunda, úlceras varicosas e a temível embolia pulmonar.

 


Varizes podem levar ao aparecimento de trombose?

Sim. A trombose venosa profunda (TVP) é uma ocorrência temerosa, pois a mesma coloca em risco a vida da/o paciente. Existem algumas causas responsáveis pela formação da trombose e as varizes dos membros inferiores são uma delas. A TVP é uma doença grave onde há formação de coágulos (trombos) no interior das veias profundas das pernas e uma das suas principais consequências a curto prazo é a embolia pulmonar, que pode levar à morte.

 


Em que idade as varizes começam a aparecer?

Podem iniciar a partir da adolescência, mas tem sua maior prevalência entre os 30 e 50 anos.